......O Polinfrut valoriza a integração dos grupos e das Instituições envolvidas, mediante a organização dos objetos de estudo em torno de eixos polarizadores como: a conservação da paisagem, o manejo sustentado dos polinizadores nativos em agroecossistemas, o uso compartilhado de recursos e a formação de equipes interinstitucionais.
......A equipe técnica é composta por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Empresa Baiana (EBDA) de desenvolvimento Agrícola, Faculdades Jorge Amado (FJA), Faculdades de Tecnologia e Ciências (FTC), Universidade de Götttingen, Alemanha e Universidade de Guelph, Canadá.
O Instituto de Biologia da UFBA é a instituição responsável pelo desenvolvimento técnico do projeto e a FEP - Fundação Escola Politécnica da Bahia pelo gerenciamento dos seus recursos financeiros.

......A coordenadora do projeto, Dra. Blandina Felipe Viana, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, doutorou-se pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo. Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do IBUFBA. Atua ainda como, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Botânica da UEFS, coordenadora do Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas (LABEA) (www.labea.ufba.br) do Departamento de Zoologia, IBUFBA, líder do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Comunidades de Abelhas do CNPq e membro do International Network of Expertise for Sustainable Pollination (INESP) (www.inesp.ca) Apresenta experiência em pesquisa na área do projeto, com orientações de Mestrado e de Bacharelado em Ciências Biológicas e com artigos publicados sobre o tema. Recentemente coordenou a realização de um curso de campo binacional (Brasil-Canadá), sobre Ecologia da Polinização, ministrado em colaboração com o Dr. Peter G. Kevan, da Universidade de Guelph que contou com a participação de 30 estudantes de pós-graduação das seguintes instituições: Universidade de Guelph, UFBA, UEFS, UESC, UFPr, UFMG, USP e UFPE. A pesquisadora também participou, como um dos 61 especialistas convidados, do workshop internacional, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, onde foram discutidas áreas temáticas que deveriam nortear os procedimentos, descritos na "Declaração de São Paulo sobre os polinizadores" (www.fao.org/biodiversity/docs/pdf/Pollinators.PDF). Em 2003, realizou como bolsista da CAPES, um Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Guelph, Ontario, Canada, desenvolvendo pesquisas sobre o efeito da alteração do habitat sobre a diversidade de polinizadores.

......A vice-coordenadora do projeto, Dra Marina Siqueira de Castro, doutorou-se em Ecologia pela USP, atua como pesquisadora na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), coordenando o Laboratório de Abelhas (LABE) e como professora na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A pesquisadora também participou, como um dos 61 especialistas convidados, do workshop internacional, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, onde foram discutidas áreas temáticas que deveriam nortear os procedimentos, descritos na "Declaração de S Paulo sobre os polinizadores" (www.fao.org/biodiversity/docs/pdf/Pollinators.PDF). Recentemente (maio e outubro de 2003), participou do Workshop – African Pollinators Initiative, realizado na África do Sul e como membro do comitê organizador do São Paulo Declaration Pollinators Plus 5 Forum, promovido pelo Brazilian Pollinators Initiative (BPI) que teve por um dos objetivos identificar e consolidar métodos de levantamento de polinizadores. A pesquisadora apresenta ainda grande experiência em extensão nas áreas de Apicultura e Meliponicultura.

......Os parceiros das Instituições estrangeiras incluem pesquisadores de destaque em suas respectivas áreas e com larga experiência prévia em estudos ecológicos. O Dr. Peter Kevan é Professor Titular do Department of Environmental Biology, University of Guelph, Canadá, onde atua nas linhas de pesquisa em biologia e ecologia da polinização com inúmeras teses, de doutorado e dissertações de mestrado orientadas, inteiramente relacionados a esse tema. Foi o fundador e atual coordenador do INESP (International Network of Expertise for Sustainable Pollination). O Dr Kevan também atua na capacitação de técnicos e pesquisadores em Ecologia da polinização, através de cursos ministrados em vários países na região Neotropical (México, Costa Rica, Nicarágua e Brasil). Participou, como um dos 61 especialistas convidados, do workshop internacional, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, onde foram discutidas áreas temáticas que deveriam nortear os procedimentos, descritos na "Declaração de São Paulo sobre os polinizadores" (www.fao.org/biodiversity/docs/pdf/Pollinators.PDF) e é um dos editores do livro Pollinating bees, the conservation link between Agriculture and Nature, que contêm o material do referido workshop, editado pelo MMA. Além da sua vasta produção cientifica, o Dr. Kevan possui vários manuais de divulgação científica sobre polinizadores e ecologia da polinização, voltados para técnicos que atuam em extensão rural.

......A Dra Alexandra Maria Klein é doutora pelo Departamento de Agroecologia, da Universidade de Göttingen, onde atualmente exerce as suas atividades de pesquisa. Tem ampla experiência em investigações em Ecologia da Polinização e da Paisagem em ecossistemas tropicais. Tendo desenvolvido pesquisas na Indonésia e no Equador.

......A equipe das Instituições nacionais conta com pesquisadores que apresentam ampla experiência na articulação de seus membros em função da realização anterior de projetos conjuntos, inclusive nas caatingas, tornando possível à articulação eficaz. Dentre eles, O Dr. Pedro Luis Bernardo da Rocha, doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do IBUFBA, atuando nas disciplinas: Estatística Aplicada a Projetos e Métodos de Campo em Ecologia. O professor Pedro Rocha foi coordenador de importantes projetos na área ambiental e conservação da Paisagem dentre eles, “Estudo integrado dos ecossistemas nos mares de areia do médio rio São Francisco”, apoiado pelo CNPq. O referido professor, destaca-se, dentre os pesquisadores brasileiros, como um dos que mais conhecem o semi-árido.

......O Dr. Charbel Niño El-Hani, pesquisador de produtividade em pesquisa do CNPq, é o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino de Ciências, do Instituto de Física, da UFBA, é, também, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, onde ministra a disciplina Teoria Ecológica. Atualmente o professor está orientando uma dissertação de mestrado, em parceria com a coordenadora dessa proposta, sobre o papel funcional da biodiversidade. No presente projeto de pesquisa pretendemos aprofundar essas discussões sobre o papel dos polinizadores e o valor econômico dos mesmos nos agroecosssistemas.

......A MSc. Camila Magalhães Pigozzo, acaba de concluir o seu mestrado em Ecologia e Biomonitoramento, pelo IBUFBA, cujo tema foi a organização local das comunidades de abelhas em áreas de caatinga, em Canudos, Bahia. Na graduação em Ciências Biológicas, a referida pesquisadora desenvolveu um projeto sobre a Ecologia da Polinização de Cuphea brachiata Kohene (Lythraceae), nas dunas litorâneas de Abaeté, em Salvador, Bahia. Atualmente é professora substituta do Departamento de Biologia do IBUFBA e professora contratada, para ministrar disciplinas de Ecologia, na Faculdade Jorge Amado. Atua, ainda, como pesquisadora-colaboradora do Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas – LABEA e membro do grupo de pesquisa do CNPq, Ecologia de Comunidades de Abelhas, liderado pela coordenadora dessa proposta.


......A Dra. Astrid Matos Peixoto Kleinert, Doutora em Zoologia pela USP, membro da equipe do Laboratório de Abelhas da USP. Atua como professora do Departamento de Ecologia da USP. Atualmente, além de Membro do corpo docente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia do IBUSP, onde tem orientado diversas dissertações de Mestrado e teses de Doutorado sobre Interação abelha-flor e Ecologia da Polinização. Além disso, possui ampla experiência em coordenação e participação de projetos científicos e de extensão, de diversas agências: FINEP, CNPq e órgãos da Universidade de São Paulo, como o SIAE.

......O MsC. Edinaldo Luz das Neves, Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, cujo projeto de dissertação foi sobre da interação abelha flor em ecossistema de caatinga. É coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que visa a formação professores e técnicas, da Faculdade Jorge Amado, e Pesquisador/Colaborador do LABEA. Participou de como monitor do curso Binacional sobre Ecologia da Polinização. É técnico agrícola tendo atuado em extensão rural e apicultura.

......A MsC. Fabiana Oliveira da Silva, Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, cujo projeto de dissertação foi sobre a Ecologia da Polinização de uma espécie vegetal endêmica das Dunas de Abaeté em Salvador, Bahia. Atuou durante dois anos como professora substituta do Departamento de Zoologia do IBUFBA. Atualmente, é Pesquisadora/Colaboradora do LABEA onde desenvolve pesquisas em biologia reprodutiva de espécies de plantas melíferas. E biologia de nidificação de abelhas solitárias que nidificam em cavidades pré-existentes. A pesquisadora também participou do curso Binacional em Ecologia da Polinização, como monitora.

......A Dra Kátia Peres Gramacho, Doutora em Entomologia pela USP/RP, tendo realizado pós-doutorado na University of Minnesota (USA) na área de neurofisiologia do comportamento de Apis mellifera e comportamento higiênico. Atuou durante um ano como professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do IBUFBA e atualmente é vice-coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Abelhas da EBDA.

......A Bióloga Lílian Santos Barreto, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, cujo projeto de monografia foi sobre a Ecologia de nidificação de abelhas do gênero Partamona na caatinga de Milagres, Bahia. Atua profissionalmente como bióloga no Projeto “Gestão Ambiental Pankararé” – Manejo Sustentável de Abelhas no Território Indígena Pankararé” na região do Raso da Catarina onde realiza o levantamento de abelhas nas flores da caatinga, Bahia.

......A Dra. Favízia Freitas de Oliveira, doutora em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná cujo tema da tese foi a Revisão do gênero de abelha Frieseomellita. Realizou estágio doutoral na Universidade de Kansas, EUA, sob a orientação do Dr. Michener. Participou como especialista convidada do workshop para preparação de uma checklist de abelhas do mundo (World Bee Checklist workshop), dentro do Forum Trends and Development in Biodiversity Informatics e do curso binacional em Ecologia da Polinização como monitora. É professora da Universidade Estadual de Feira de Santana.

......O Dr. Washington De Jesus Santana Da Franca Rocha, Doutor em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral em Sistema de Informações Geográficas – SIG, no Geological Survey of Canada, GSC, em Ottawa, Canadá. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando na linha de pesquisa em Geotecnologias Aplicadas e é coordenador do curso de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e Meio Ambiente. Possui também experiência na coordenação de projetos de pesquisa e é membro do Comitê dos Programas de Iniciação Científica da UEFS.

......A Geográfa Geovana Freitas Paim, Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como bolsista de Iniciação científica no Geociências- Laboratório de Sensoriamento Remoto, colaborando para os projetos: Chapada Diamantina: Biodiversidade (Atividade de mapeamento) e Conservação e Manejo de Eriocaulaceae, Orchidaceae e Cactaceae da Chapada Diamantina ameaçadas de extinção.
 
POLINFRUT 2005 - Todos os direitos reservados